Eu Ltda: O Sonho do Próprio Negócio

 
A vontade de ser o próprio patrão é o sonho de muitos, mas a coragem e a determinação para iniciar qualquer negócio é virtude de poucos.

Esse medo é consequência de diversos fatores, tais como: insegurança, dúvidas, falta de conhecimento,recursos financeiros e principalmente falta de espirito empreendedor, da vontade de crescer, de sair da mesmice, etc.

Diariamente recebermos varias mensagens de pessoas perguntando se “abrir uma loja é um bom negócio?” ou “será que abrir uma franquia vale mais a pena?" ou ainda "onde conseguir um financiamento para iniciar o próprio negócio?”.

Essas são apenas algumas dúvidas, entre tantas outras para quem está pensando em iniciar. Notem que a maioria dessas pessoas tem os mesmos objetivos: "Iniciar o próprio negócio Eu Ltda", mais elas não sabem por onde começar e querem respostas prontas, rápidas, imaginando que o sucesso é imediato como num passe de mágica. Mais não é assim!

Este sucesso, também depende de diversos fatores e técnicas, que, se forem seguidas corretamente, será possível subestimar todos os resultados. Isso chama-se PLANEJAMENTO. É como subir uma escada, devagar para não cair, onde cada degrau representa uma fase, um objetivo ou uma meta a ser cumprida. Sem pressa de alcançar o foco final: Seu Negócio Você S.A.

O Pontapé inicial
No meu ponto de vista, o fator mais importante ao decidir por abrir um negócio é o Planejamento ou Plano de Negócios. Pois, será através dele que teremos uma visão macro do negócio, traçar metas, diretrizes e obter respostas às diversas perguntas do empreendimento desejado:
  • Qual o negócio desejado que pretendo abrir?
  • O que vou fazer: Prestar serviços ou Vender?
  • Vou trabalhar sozinho em sociedade?
  • De que forma vou iniciar meus trabalhos: em casa, numa loja ou na internet?
  • Qual o capital necessário para abrir este negócio?
  • Vou precisar de capital para tocar a empresa (capital de giro)?
  • Qual o potencial de crescimento deste futuro negócio?
  • Quais despesas terei com este negócio?
  • Qual será meu faturamento mês?
  • Em quanto tempo o negócio demoraria a gerar lucro?
  • Há realmente pessoas suficientes que vão querer comprar seu produto ou serviço?
  • Como vou fazer meu marketing para as pessoas me encontrarem e comprar?
  • Como vencer meus concorrentes? O que posso fazer de melhor? De diferente?
  • Outras duvidas que tiver!
Imagine todos os cenários possíveis e faça suas perguntas, de forma simples, seja com um pedaço de papel e uma caneta ou redigida organizadamente no computador. Depois responda com sensatez, com sabedoria, pesquise os ambientes na internet ou no seu bairro, faça planilhas de custos, lista de materiais para iniciar seu negócio, etc. Lembre-se que cada pergunta poderá gerar outras e somente desta forma, será possível verificar e mensurar tudo o que precisará para abrir o negócio de seus sonhos. Através deste planejamento que você descobrirá a viabilidade do empreendimento.

Os 3 Pilares para Abrir um Negócio
Todos os fatores que você pesquisa para inciar um negócio são importantes, mais existem três que, eu particularmente, considero a base para constituir um empreendimento de sucesso. São eles:
  1. O empreendedor
  2. O Mercado onde você pretende abrir o negócio e;
  3. Os números do negócio.
Vejamos as características de cada um:

1) O Empreendedor
O fator de sucesso determinante de qualquer negócio são as pessoas que estão por trás da empresa. Quanto mais preparadas estiverem, o empresário ou sua equipe, maiores serão as chances de obter sucesso ao iniciar o próprio negócio. Para saber se Você está realmente preparado faça algumas perguntas para si mesmo, tipo:
  • Eu tenho as habilidades para gerenciar este negócio?
  • Eu domino o assunto ou vou precisar da ajuda de alguém? Quem?
  • Este negócio sei fazer ou terei que aprender rapidamente? Como: cursos, consultoria, pesquisas?
  • Eu realmente desejo estar envolvido nestas atividades todos os dias?
  • Este negócio pode suprir minhas expectativas de lucro e de auto realização?
É importante que sua ideia de negócio esteja relacionada com suas experiências anteriores, habilidades e desejos pessoais, ou seja, você deve fazer aquilo que gosta, executar com amor. Quanto maior esta aproximação, maiores serão suas chances de executar bem o plano de negócios e ter sucesso em seu empreendimento.

2) O Mercado
Delimitar o tamanho do mercado, é mostrar para si mesmo para quem e onde irá oferecer seu produtos e serviços, ou seja, se não houverem clientes suficientes para comprar de você, seu negócio simplesmente nascerá morto.
Subestimar um negócio simplesmente por "achar" é um erro muito comum nos empreendedores. Devemos ter o máximo de certeza possível, pois não adianta nada ter uma boa ideia, ter um produto lucrativo, se não tiver a quantidade de clientes que eu pensava que iriam adquirir meus produtos ou serviços. Dessa forma você acabará desistindo do negócio por não se enquadrar nas reais expectativas.
Note que será o tamanho do mercado que lhe dirá se é possível crescer e até quando. Então, se você tem grandes expectativas como empreendedor você deveria entrar em um mercado grande o suficiente para lhe possibilitar atingir estes objetivos. Sonhar pequeno traz resultados pequenos, lembre-se disso!
Em outra oportunidade irei te dizer como Mensurar o Tamanho do Mercado Consumidor de forma simples e prático, mostrando como buscar os clientes e lidar com os concorrentes.

3) Os Números Do Negócio
Este último pilar é para mensurar a viabilidade do negócio, ou seja, é a forma de saber se realmente seu Negócio é bom mesmo. Mais para descobrir qual é a melhor escolha, o ideal é fazer um Planejamento Financeiro, pois será possivel analisar o investimento e o retorno que este negócio lhe trará.
A parte financeira do seu planejamento que lhe dirá se a sua ideia de negócio é realmente lucrativa e quanto você poderia lucrar. Por outro lado estes cálculos não são tão simples de fazer, alguns, por sinal, são bastantes complexos. Mas não se preocupe, se você não é um profissional da área, por um baixo custo, sugiro o curso de como fazer um Plano de Negócios.

Espera aí Jamil: Preciso fazer um Planejamento para cada situação?? 1 Planejamento estratégico, 1 plano de negocio e 1 planejamento financeiro?

Não Caro colega! Tudo que foi dito anteriormente, é possível fazer em um único documento, do qual chamamos de Plano de Negócios. É possível compilar tudo isso e mensurar seus resultados num único documento. E para isso, devemos inciar planejando pelo começo, não adianta iniciar pelo meio ou pelo fim que não vai dar certo. Vejamos:

A Ideia De Negócio
Tudo precisa de um inicio, e para começar seu negócio você vai precisar procurar uma Ideia de Negócio, e de preferencia que seja conciliar aos seus desejos e interesses, analisando o seguinte:
  • O mercado em crescimento deste negócio,
  • Seu perfil (experiências anteriores, capital disponível, gostos pessoais), e os
  • Recursos regionais abundantes (exemplo: mão de obra, frutas, soja, universitários, etc.)
Ideias Mirabolantes
Jamais desenvolva Ideias De Negócios Mirabolantes, pois além de tornar as coisas mais difíceis para alcançar, é muito provável que alguém já tenha tentado fazer o que você desejaria. Dessa forma, aprenda com o erro dos outros e evite utilizar do mesmo caminho. Depois de conhecer o negócio, aprimore e busque maneiras de inová-lo, fazendo o diferencial dos demais concorrentes.

Buscando Boas Ideias De Negócios
Pesquisa apontam que:
  • 71% das ideias de negócios são copiadas ou modificadas de um emprego anterior;
  • 20% são descobertas por acaso;
  • 5% Foram descobertas relacionadas à revolução dos computadores;
  • 4% Foram descobertas através de pesquisas com o objetivo de encontrar uma ideia de negócio;
Melhoria de um Negócio
Note que as pesquisas apontam que 71% das ideias de negócios são copiadas ou modificadas de um emprego anterior, ou seja, você pode abrir um negócio em comum a outro e inovar sua forma de negócio, focar no atendimento, mudar a maneira de distribuir os produto, buscar melhores fornecedores e trabalhar com diferentes preços, modificar o formato e tamanho dos produtos, simplificar etapas, entre outros. Para isso você deve se perguntar:
  • Como melhorar o atendimento?
  • Como melhorar este serviço ou qualidade deste produto?
  • Como eu poderei fazer melhor e com menor custo do que meus concorrentes?
A Importância Do Planejamento
Conforme informado anteriormente, é no planejamento que agente descobre se uma Ideia De Negócio é boa suficiente para se tornar uma oportunidade de negócio. Se o negócio será viável ou não. É através disso que você vai calcular o investimento e os lucros deste futuro negócio, verificar o perfil dos clientes e analisar a concorrência, analisar os cenários, os fatores internos e externos do empreendimento, etc, e somente depois de levantadas todas estas informações você poderá checa se o negócio é viável no papel através de cálculos.

Note que o objetivo deste artigo não é te mostrar como construir um plano de negócio, mas sim, retransmitir as diretrizes que você deve adotar para elaborar seu Planejamento, mesmo porque, para fazer um planejamento completo, requer tempo para desenvolve-lo, elaborar cálculos, planilhas para automatizar os resultados do investimento, dos custos, do lucro ou prejuízo do futuro negócio, entre vários outros indicadores.

Caso você tenha vontade de fazer seu planejamento e mesmo com todas essas dicas não se sinta a vontade de fazer um sozinho, sugerimos realizar um curso de Plano de Negócios que ensina exatamente a fazer um Planejamento arrasador, com formulários e perguntas pré configurados, planilhas para cálculos de viabilidade totalmente automatizadas, onde seu único trabalho será pensar num negocio e responder a todas as perguntas do negocio que pretende realizar e no final você irá se surpreender com resultado. 

As dificuldades de Planejar Seu Negócio
Se você já pesquisou na internet ou leu livros sobre Planejamento ou Plano de Negócios, deve ter notado que exitem inúmeros modelos diferentes uns dos outros, mais que praticamente seguem um mesmo padrão de perguntas especificas para grandes ou médias empresas, e que é pior, muitas das vezes na internet disponibilizam arquivos em formatos pdf ou codificados por senhas, impossibilitando-nos de modificar, o que torna impossível de alterar e colocar aquilo em prática, principalmente se você pretende montar um pequeno negócio.

Em Suma:
  • Você precisa descobrir se você tem perfil para ser dono do seu próprio negócio;
  • Analisar qual negócio montar de acordo com sua região, seu perfil e dinheiro disponível;
  • Você deve fazer um PLANEJAMENTO antes de abrir seu próprio negócio (após esta fase poderá ser tarde demais).
O Fato é que você precisa PLANEJAR seu Futuro Negócio. Assim Você Tem 3 Opções:

(  ) CONTRATAR uma consultoria especializada na abertura de negócios (custo aproximado de R$ 6.000,00 até R$ 10.000,00; em alguns casos este valor é bem mais alto dependendo do tamanho e complexidade do negócio);
(  ) ARRISCAR iniciar seu próprio negócio sem orientação profissional e talvez perder suas economias (pior alternativa);
(X) APROVEITAR o material de apoio do curso totalmente pensado para lhe oferecer o máximo de rendimento ao planejar seu próprio negócio, economizando tempo e dinheiro. Descubra como isso é possível.
#PenseNisso
Agora que você já como planejar seu empreendimento, arregace as mangas e tome uma atitude hoje mesmo. Ah, se você gostou desse post, não esqueça de deixar seu comentário e espalhar este assunto em suas redes sociais, assim quem sabe este conhecimento se espalha para os amigos pipoqueiros, revendedoras de cosméticos, pedreiros, pintor, entre outros. Aproveita e mostre seu lado empreendedor também usando as hashtags: #Foco, #Força e #Fé, #Sempre!

Até a próxima!

Compartilhe no Google

Sobre Jamil Michael

Administrador, Consultor e Despachante Aduaneiro. Nas horas vagas gosto de escrever no blog, atualizar minhas redes sociais e escrever e-books. Estou aqui para compartilhar um pouco de minhas experiencias empreendedoras e mostrar as possibilidades para dar um Up em seus negócios.
    Comentar como Google
    Comentar como Facebook

0 comentários:

Postar um comentário