5 Dicas para Fidelizar seus Clientes


Ter um negócio próprio muitos até conseguem, mais mantê-lo não é fácil. É preciso manter o foco na gestão do negócio sem perder o foco no cliente.
Manter o foco no cliente é arranjar meios de atraí-lo, convencê-lo de comprar, conquistar sua confiança para voltar outras vezes, e ainda tentar que ele divulgue seus produtos e serviços naturalmente para seus amigos.
Neste período de fim de ano, geralmente é uma época boa de captar e fidelizar clientes, pois as pessoas tendem a gastar mais, com isso traz o aumento de vendas em todos os seguimentos. Olhando por este lado, está na hora de rever suas estrategias de atendimento para conquistar um pouco dessa fatia e torná-los fiéis ao seu negócio. Sabe como?
Vejamos agora 5 dicas que podem lhe ajudar a fidelizar e a atrair mais clientes para o seu negócio:
  1. Conheça os seus clientes: Tende descobrir o que eles pensam, suas preferências de pagamento e suas opiniões sobre o seu produto e serviço. Quanto mais informações de clientes você conseguir, melhor. Essas informações podem ser obtidas a partir de perguntas ou até mesmo formulários, para que você saiba exatamente onde pode melhorar, o que manter, o que tirar para assim, conquistar ainda mais seus clientes com o esforço do seu trabalho de sempre melhorar por eles. Evite o excesso de perguntas, para não ser desagradável ou chato de mais.
  2. Crie vínculos: Crie algo como uma “amizade“ com seus clientes, seja atencioso, procure saber a finalidade do produto que ele procura, ajude a escolher o melhor item, mostre preocupação ao atende-los e nunca demonstre-se irritado ao lhe questionar de mais sobre o produto, seja em seu empreendimento físico ou nos negócios virtual. O importante é que eles vejam que você se importa com uma ótima qualidade de serviço/produto em seu atendimento.
  3. Formas de pagamento: Ofereça um diferencial ao cliente no ato do pagamento, dê condições a ele de lhe pagar com que pode, seja em dinheiro, parcelado no cartão de crédito, débito ou até mesmo no boleto bancário. Caso não disponha dessa tecnologia, hoje existem diversas empresas que oferecem Carteiras Virtuais com custos bem acessíveis. 
  4. Dê motivos para ele voltar: Faça promoções, use sistemas de pontuação ou bonificação, ofereça brindes ou presentes a base de sorteio. Diversifique sua lista de produtos, coloque produtos diferentes, novos, de qualidade. Procure sempre inovar, e deixe evidente que eles são importantes para que voltem e indiquem a sua loja.
  5. Foque no atendimento: O bom atendimento é essencial para qualquer negócio prosperar, inclusive no pós-venda. Certifique-se de oferecer politicas de trocas e de garantias para seu produto. Mostre que você é moderno, venda pelo celular e pela internet, mostre a ele suas redes sociais e seus canais de comunicação, como, Facebook e Whatsapp.
Super Dica: Jamais deixe o cliente ficar esperando, ninguém gosta, por isso, atenda de modo ágil, e atencioso, não tenha pressa, tanto no balcão, pessoalmente, quanto por telefone, ou até mesmo pela internet. Priorize o atendimento ao seus clientes. #FocoNoCliente.

Agora que você já sabe as técnicas para fidelizar seus clientes, comece hoje mesmo a praticar para conquistar mais clientes e fazer seu negócio crescer. Boas vendas!!!

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Até a próxima!!

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Sobre Jamil Michael

Administrador, Consultor e Despachante Aduaneiro. Nas horas vagas gosto de escrever no blog, atualizar minhas redes sociais e escrever e-books. Estou aqui para compartilhar um pouco de minhas experiencias empreendedoras e mostrar as possibilidades para dar um Up em seus negócios.
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