A primeira lição que aprendemos na escola de boa maneiras comerciais, é "servir bem o cliente". Depois, é que "o cliente sempre tem razão (mesmo que não esteja)".
Clientes felizes e satisfeitos tendem a retornar e indicar, por livre e espontânea vontade, seus produtos e serviços a outras pessoas de gostos em comum aos dele. Para isso, devemos buscar incansavelmente a excelência em nosso atendimento, produto ou serviços, agregar valor, manter uma politica de garantia, de trocas e devoluções, além de procurar oferecer um diferencial para atraí-lo cada vez mais.
Para auxiliar nossos amigos empreendedores autônomos ou liberais a garantir a entrega de um ótimo serviço, apresentamos 4 pilares básicos para serem seguidos:
1) Prospectar Clientes Certos: Um dos maiores erros dos profissionais liberais é não saber identificar seu público alvo e acreditar que qualquer um pode ser seu cliente. Não sabem como buscar ou atraí-los para se tornarem clientes potenciais. Muitas vezes o empreendedor oferece de tudo e pra todos sem identificar seus os gostos ou as situações.
Um dos exemplos disso são aquelas empresas que ficam panfletando nas avenidas, para empresas de venda de automóvel está certo, mais se você busca atrair clientes para serviços de telemarketing por exemplo, talvez essa não seja a estrategia ideal. Esse negócio de sair "dando tiros" para todos lados, não garante um retorno imediato e ainda corre o risco de perder seu tempo e dinheiro.
2) Vendeu? Entregue: Seja honesto e sincero com cliente, não queira tirar vantagem da situação. Garantir a entrega do produto ou serviço anunciado deve ser encarado como fator de honra para qualquer empreendedor.
Lembre-se que para ter o retorno e a indicação espontânea de novos clientes, o cliente deve sair feliz e satisfeito.
3) Seja humilde: Seu objetivo é vender e a sua missão é garantir a satisfação, se errar, peça desculpas, corrija e procure resolver. Quando houver algum problema, sua primeira reação não é tentar achar culpados e apontar dedos, e sim procurar consertar para que a situação volte ao normal. Entenda que problemas acontecem o tempo todo. Alguns serão sua culpa, outros serão do acaso, e haverá até alguns problemas do próprio cliente. Para isso esteja preparado para o acaso, use o Plano A, B ou C e lembre-se que o alfabeto ainda possui mais 23 letras para se preparar.
4) Use o diferencial: O mais difícil você já vez, que foi convencer seu cliente a comprar seu produto ou serviço, agora ofereça as ventagens:
- Prazos: seja honesto com cliente e cumpra os prazos de entrega do produto ou dos serviços
- Acesso: Dê ao cliente possibilidades de acesso físico ou virtual, disponibilize amostras para pegar, tocar, sentir, ou que contenha o máximo de informações para não deixar o cliente em dúvida. Procure deixar diversas formas de contato e sempre responda aos e-mails.
- Forma de pagamento: Ofereça meios de pagamento de acordo com necessidades atuais. Nada pior que resolver todos os pontos anteriores e, no momento do pagamento, empacar porque você não estava preparada para todos os cenários. Já vi clientes desistirem de uma compra só porque o vendedor não tinha cinquenta centavos de troco, imagina para quem não está preparado para aceitar cartões.
Hoje, depois do dinheiro, os cartões são os mais procurados para realizar pagamentos. Para evitar perca de clientes ou de venda, procure usar a tecnologia a seu favor, hoje algumas empresas oferecem ótimas soluções que facilitam aos profissionais liberais, autônomos e empreendedores individuais a aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito diretamente pelo Smartphone ou Tablet.
Nós testamos e aprovamos os serviços da iZettle e SumUP que funciona através de um aplicativo que transforma seu Celular ou Tablet num Terminal de Venda Móvel facilitando a vida de quem precisa receber pagamentos por meio de cartões. Para usar esse serviço basta o empreendedor fazer seus cadastros e adquirir a Maquineta que funciona em qualquer lugar e as transações através de internet Wi-Fi, 3G ou 4G e o melhor que não possui mensalidades.
Para se credenciar é muito fácil, basta acessar os sites da iZettle ou Payleven e fazer seu cadastro. Serve tanto para pessoa físicas ou jurídicas. Em breve irei mostrar as diferenças desses dois serviços. caso tenha alguma dúvida me deixe saber que poderei te detalhar cada uma delas.
Seguindo esses passos, com muita dedicação e persistência tenho certeza que irá obter sucesso em seus negócios, capaz de garantir a fidelização e a indicação de novos clientes.
Se você gostou desse post, Não esqueça de deixar seu comentário e espalhar este assunto em suas redes sociais.. Ah, aproveita e mostre seu lado empreendedor usando as hashtags: #Foco, #Força e #Fé, #Sempre!!
Até a próxima!!
Olá!
ResponderExcluirLeio todos os seus posts, pois estou montando uma loja virtual.. Esta me ajudando muito. Grata. Fabiana
Olá Fhabiana, muito obrigado pelo feedback! Estamos tendo melhorar nossos conteúdos para melhor servi-los. Caso tenha alguma dica para nos mandar, ou assunto especifico que queres ver aqui, nos informe para pesquisar e transformar num artigo do nosso blog!!
Excluir