Empreendimento virtual ao alcance de todos

Empreender também significa realizar, fazer ou executar, é ter vontade e aproveitar as oportunidades...

E empreender virtualmente? é só abrir uma loja na internet e saí por vendendo de tudo? E essa história de "Ganhar Dinheiro na Internet"? Como posso empreender na internet?

Veremos...

Devido às mudanças tecnológicas e sócio-econômicas verificadas em escala mundial, cresceu substancialmente, nas últimas décadas, a importância de transferir os negócios físicos pelos virtuais ou apenas associá-los. Não que os empreendimentos tradicionais não sejam importantes mais os números estatísticos não param de crescer quando o assunto é e-commerce. Não iremos discutir a importância dos negócios tradicionais, pois sabemos perfeitamente do quanto é importante e legal chegar numa loja e olhar os produtos, tocá-los, sentir a qualidade, ver o acabamento, esclarecer dúvidas com os vendedores, ir ao caixa, pagar, etc, etc.

Vou te mostrar agora algumas técnicas eficazes de sucesso para quem gosta e quem quer empreender na internet, ou simplesmente, associar seu negócio físico com o negócio virtual, e esteja querendo aumentar seu faturamento, alcançar outros níveis, outros públicos, seja local, regional ou nacionalmente ou internacional.

Vantagens do e-commerce para o consumidor

  1. Acessibilidade: Ter a possibilidade de adquirir produtos antes difíceis de serem encontrados na sua região (livros, aparelhos eletrônicos, vestuários de marca, etc);
  2. Comodidade: Ter a condição de adquiri-los sem sair de casa;
  3. Barganha: Poder realizar pesquisas por um mesmo produto, fazer cotação e procurar por lojistas que ofereçam outras vantagens competitivas do produto;

Vantagens do e-commerce para o empreendedor

  1. Redução de Custos: As lojas virtuais conseguem ter menores custos, pois não necessitam de espaços físicos nem de números elevados de funcionários, não pagam aluguel, não requer manter estoques e preço para iniciar é baixíssimo em comparação com uma loja tradicional;
  2. Abertas 24 horas: tem a possibilidade de estarem abertas 24h por dia, oferecendo produtos e serviços personalizados de acordo com perfil do consumidor;
  3. Expansão do negócio: Elas também podem existir como serviço complementar de uma rede de lojas ou serviços já existentes, como uma grande vitrine.

Razões para pensar num empreendimento na internet

  1. As oportunidades: É fundamental ter um conhecimento relacionado ao seu ambiente de negocio. É preciso estudar bastante, e rápido, a oportunidade, afinal, ainda exitem centenas de nichos de mercados interessantes a serem explorados.
  2. O teste do empreendimento: Um negocio na internet pode ser implantado em etapas, o que dilui o investimento e facilita a correção de erros, ou seja, pode ser implantado e testados aos poucos;
  3. O momento é agora: os números estatísticos do e-commerce no brasil são extramente favoráveis  com mais de três milhões de pessoas comprando produtos e serviços de forma rotineira pela internet e um faturamento que não para crescer.

3 Passos fundamentais para iniciar um empreendimento virtual

  1. Dispor de um Produto e/ou serviço para oferecer: Se você não executar algum serviço ou não vender algo, então dificilmente irá ganhar algo na internet. Fato! Dispor de um produto ou serviço é o seu principal elo de ligação com as outras pessoas. Para iniciar, caso decida pela venda, você pode criar um simples e-Book e oferecer por um preço acessível para dezenas de pessoas, ou comprar algo de outro lugar para revender onde há essa carência, ou simplesmente oferecer produtos e serviços de outros e ser recompensado pelo seu trabalho. Se optar por vender serviço, procure desenvolver seu Marketing de Relacionamento para ofertar seus serviços.
  2. Escolha do Público Alvo: É fundamental escolher um nicho de mercado para oferecer seus produtos, ou seja, você filtra o mercado e passa a oferecer seus produtos e serviços somente para que está realmente esta interessado neles. Dessa forma, você diminui sua concorrência e aumenta a possibilidade de lucrar vendendo para um bom número de pessoas interessadas no que você tem para oferecer. Por isso, pesquise os nichos de mercado mais quentes no momento e especialize-se em algum para desenvolvedor seu produto.
  3. Facilite os meios de pagamento: Seus clientes precisam te pagar pelo seu produto ou serviço, mas lembre-se que você está na internet. E uma maneira simples e segura de receber seus pagamentos é através das carteiras virtuais, que dispõe de sistemas para pagar e receber através de boleto bancário, cartão de crédito e transferências. Serviços como o Pagseguro, Paypal, Bcash e Moip, são os melhores para gerenciamento. Em alguns casos, até mesmo a entrega dos seu produtos digitais podem ser automatizados por estes sistemas.

Seja lá qual for seu projeto virtual, não esqueça de agir e colocar em prática o mais rápido possível. O empreendedor precisa assumir os riscos para sair do lugar e almejar seu sucesso. Pense nisso!!

Ok, Jamil, entendi seus objetivos, mais e agora: Por onde começar? O que eu vou montar? Como eu faço um Plano de Negócio? E minha marca na internet? Como ter meu domínio.com? Que dicas você pode nos dar para escolher um bom domínio? Você teria alguma sugestão de negócios para montar?

Bom, esses e outros tipos de dúvidas vamos conferir nos próximos posts. Por isso, não dixe de assinar nossa newsletter para acompanhar em primeira mão os esclarecimentos e dúvidas. Até Lá.


Não esqueça de deixar seu comentário e espalhar este assunto em suas redes sociais.. Ah, aproveita e mostre seu lado empreendedor usando as hashtags: #Foco, #Força e #Fé, #Sempre!!

Até a próxima!!

Compartilhe no Google

Sobre Jamil Michael

Administrador, Consultor e Despachante Aduaneiro. Nas horas vagas gosto de escrever no blog, atualizar minhas redes sociais e escrever e-books. Estou aqui para compartilhar um pouco de minhas experiencias empreendedoras e mostrar as possibilidades para dar um Up em seus negócios.
    Comentar como Google
    Comentar como Facebook

1 comentários: